CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA UMA PROPOSTA CURRICULAR DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.5.8-7Palavras-chave:
Ações Pedagógicas, Racismo na escola, Currículo, Paulo FreireResumo
Este artigo tem como objetivo destacar as contribuições do patrono da educação, o pedagogo e filósofo Paulo Freire, nas questões de enfrentamento ao racismo nas escolas e de como o trabalho pedagógico deve ser diante da realidade dos estudantes, pois esses estudantes precisam ter voz nesse processo. A proposta visa discutir o currículo, ampliar o diálogo e propiciar novas experiências e novas práticas, avaliando se elas contribuem no enfrentamento às desigualdades. Nosso referencial teórico é composto por Freire (1967,1996, 2001, 2004, 2011), Hall (2015), Gomes (2008, 2013, 2017), Arroyo (2013), Candau e Moreira (2013), dentre outros. Foi utilizada a pesquisa participante/pesquisa ação no processo da pesquisa de dissertação do mestrado, base para esse artigo. Consideramos que para o trabalho pedagógico nas escolas, os trabalhos de Paulo Freire são fundamentais e bem relevantes, pois contemplam a busca por igualdade, a valorização do diálogo e da transformação do ser humano como vias a suplantar as desigualdades sociais.
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