A EDUCAÇÃO DECOLONIAL E PAULO FREIRE NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Rodrigo de Souza Pain

DOI:

https://doi.org/10.29327/211303.5.8-6

Palavras-chave:

Avaliação, Escolas Brasileiras, Educação Decolonial, Paulo Freire

Resumo

O artigo analisa aspectos centrais do processo avaliativo nas escolas brasileiras e aponta a ausência da perspectiva da decolonidade na prática docente. Todas as tensões sociais presentes em nossa sociedade tem reflexo no ambiente escolar, assim, percebe-se que na prática avaliativa se encontram elementos racistas que atuam fortemente na complexa relação professor/estudante. A cultura da violência, marca da nossa atual sociedade, e o descaso do poder público com a educação aumentam o cenário de estresse no espaço escolar. Diante das relações subjetivas da avaliação, indicamos que a prática meritocrática esconde grandes desigualdades no Brasil, encobre o racismo e não contribui para a redução das injustiças sociais na educação. Falta pedagogia continuada para professores e a discussão sobre avaliação não faz parte do cotidiano docente. Paulo Freire é lembrado e trazido nos teóricos da educação decolonial. A relevância deste trabalho está em trazer um tema crucial da educação brasileira. 

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Publicado

2022-07-29