A PEDAGOGIA DIALÓGICO-POLIFÔNICA DE PAULO FREIRE: UM ANTÍDOTO CONTRA O EMERGENTE PENSAMENTO AUTORITÁRIO E ANTI DEMOCRÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.5.8-4Palavras-chave:
Pedagogia dialógica, Dodiscência, Problematizar o Pensamento PedagógicoResumo
O trabalho faz uma leitura da obra de Paulo Freire a partir de ponto de vista pós colonial, ou decolonial. Examina sua originalidade ainda que não desconheça a influência recebida pelo pensamento de Hegel, Karl Marx, Karl Jaspers, Martin Buber, Gabriel Marcel e Jean Paul Sartre. Acentua a criação do termo Dodiscência que elimina a relação de supremacia do docente sobre o discente abrindo com esse conceito as portas para uma relação dialogal, respeitosa e de aprendizado mútuo entre professor e aluno. Dodiscência é conceito fundamental para se entender a reviravolta que provocou no campo educacional e sua centralidade da luta contra o pensamento autoritário. Nesse sentido, sua concepção do espaço escolar como círculo de cultura, no qual o papel do professor é o de coordenar os debates e do aluno é de ser participante do círculo de cultura, invertem a lógica do autoritarismo pedagógico.
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