O AMOR EM PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.5.8-3Palavras-chave:
Opressão, Amor, AutonomiaResumo
O texto é um exercício de reflexão sobre pensamento pedagógico de Paulo Freire cujos primeiro e último livros receberam, respectivamente, os títulos de Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. A hipótese é a de que ocorreu um deslocamento na forma de encarar a condição do educando. De que modo o mesmo indivíduo oprimido passou a ser alguém capaz de exercer ao menos certa autonomia sem o concurso do seu mediador pedagógico? Por que, então, que em lugar de se olhar de um ponto de vista exterior para o oprimido (visando informá-lo, esclarecê-lo, conscientizá-lo etc.), agora se busca acompanhar o seu próprio olhar, olhar autônomo? A identificação desse deslocamento leva o autor a considerar uma mudança mais profunda, o reconhecimento que no lugar da opressão se encontram também as possibilidades intrínsecas de libertação.
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