EXU, SENHOR DAS HISTÓRIAS: UMA PROPOSTA DECOLONIAL DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.4.7-8Palavras-chave:
Lei 10.639/2003, Mitologia africana, ExuResumo
O presente artigo objetivou analisar os dilemas enfrentados por aqueles que lidam com a educação, especialmente, quando se aplica a Lei 10.639/2003, cujo tema faz parte da mitologia de deuses africanos.Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica com estudos de caso, usando referencial teórico sobre relações étnico raciais e sobre os desafios para a implementação da Lei.A partir de análises de experiências docentes, verificou-sea importância de se ministrar conteúdos voltados ao racismo étnico, à intolerância religiosa, dentre outros temas dos quais essa legislação dispõe.Por fim, por meio de vivências docentes de profissionais engajados na luta contra a intolerância religiosa dentro, como também fora da escola, é indiscutível ao apoio da direção quando se ministra essas narrativas, como também de outros profissionais da comunidade escolar. Nesse sentido, é possível que as religiosidades de matriz africana, como também as histórias em que exu tem o papel de protagonista, sejam respeitadas e entendidas pelas futuras gerações.
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