MARCOS CONSTITUINTE DAS UNIVERSIDADES: DIÁLOGO COM AS QUESTÕES SOCIAIS E ÉTNICO-RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.4.7-6Palavras-chave:
Ensino Superior, Políticas Públicas, Gestão, Acesso, PermanênciaResumo
Este texto apresenta em perspectiva histórica, a origem das Instituições de Ensino Superior (IES) no mundo Ocidental, América Latina e no Brasil, suas concepções, funções e a perspectiva democrática exercida pelas IES ao longo dos anos. Apóia-se, dentre outros, em autores como Ranieri (2000), Ribeiro(1975), Teixeira (1989) e Fernandes (1974). Apontaque após a criação das universidades brasileiras, por muitos anos elas continuaram distantes da produção de conhecimento e se submetendo a espaços que apenas agregavam as escolas superiores profissionalizantes, muito recentemente a pesquisa e a extensão se agregaram ao saber institucional universitário. Destacaque desde o Brasil Colônia até a República, o Ensino Superior se estabeleceu com o intuito de impor um modelo social, e, sobretudo um modelo político de educação, que compactuavam com a ausência de produção da cultura no país e a manutenção de uma ordem social excludente que visava uma formação da elite para elite.
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