PENSAMENTOS E INTELECTUAIS NEGROS(AS) DA APNB -ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS) DA BAHIA: NARRATIVAS INSURGENTES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.29327/211303.4.7-4Palavras-chave:
Intelectuais negras(os), Formação de professores(as) e educação antirracista, Conhecimentos contra-hegemônicos.PolifoniaResumo
Escritos iniciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro –ProPED/UERJ, teço algumas reflexões sobre a Associação de Pesquisadores(as) Negros(as) da Bahiaeseu surgimento,considerando-aumespaço ativo, local de encontroque produz microrresistências, onde fronteiras do conhecimento hegemônico são problematizadas e/ou deslocadas. Lugaronde intelectuais negros(as) articulam táticas (CERTEAU, 1998) e disputas no campo da memória e da produção educacional antirracista, firmando-se enquantoumaterritorialidade específica. Considero a importância dos estudossobresuashistórias de vida, narrativase produções, ressaltando suas contribuições e experiências para/coma formação de professores(as) e educação das relações étnico-raciais, tendocomo pano de fundo a Lei 10.639/03. O texto aproxima-se da proposta teórica dos estudos de Bakthin, em especiala polifonia eadota ahistória oral enquanto procedimento metodológico.
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