ALGUÉM SABE? ALGUÉM VIU? QUAL O LUGARDA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRAE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISNOS CURSOS DE LICENCIATURA NA REGIÃO DO CENTRO-OESTE?

Autores

  • Cíntia Santos Diallo
  • Claudia Araújo de Lima

DOI:

https://doi.org/10.29327/211303.4.7-3

Palavras-chave:

História Africana e Afro-brasileira.Relações Étnico-raciais, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor os resultados preliminares da pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal deMato Grosso do Sul, Campus Pantanal, sobre a incorporação dos conteúdos referentes à História e Cultura afro-brasileirae africana e àEducação para Relações Étnico-raciaisnos currículos dos cursos de Licenciatura da área de Ciências Humanas das Instituições Federais Públicas de Ensino Superior da região do Centro-Oeste, no período de 2003 a 2017.Em diálogo com a História da Educação e com a Decolonialidade,são analisados 104 cursos de licenciatura, dos quais 50 contemplam,em suas matrizes curriculares,conteúdos referentes à História e Cultura afro-brasileirae africana e àEducação das Relações Étnico-raciais, com destaque para os cursos de História, uma vez que todos eles oferecem pelo menos uma disciplina sobre o assunto. O gritante silenciamento que ocorre em 48 cursos relacionados com atemática objeto da pesquisa explica,em parte,o recorrente discurso dos professores da Educação Básica sobre a fragilidade de sua formação inicialpara discuti-la.

Downloads

Publicado

2022-07-29