POR QUE COTAS PARA NEGROS E NEGRAS NA PÓS-GRADUAÇÃO?

Autores

  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro
  • Cíntia Santos Diallo
  • Ana Luisa Alves Cordeiro

Palavras-chave:

educação, políticas de ação afirmativa, cotas, negritude, pos-graduação

Resumo

Este artigo é resultado da participação do Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS) na mesa redonda intitulada “Ações afir-mativas na graduação e pós-graduação: demandas emergentes” durante a V Jornada 2017 –Produção de conhecimento, formação política e enfrentamento ao racismo na educação brasi-leira,realizadapeloLaboratóriodeEstudosAfro-brasileiros-LEAFRO/UFRRJ.Apresentamos umadiscussãoquecontemplouosseguintesitens:finalidadeefunçãodapós-graduação;porquê ações afirmativas na pós-graduação; marcos legais que dão sustentabilidade à cota na pós-gra-duação e; principais desafios para a implementação de ações afirmativas/cotas na pós-gradua-ção. Para a construção deste trabalho, buscamos amparo teórico em produções da área da edu-cação e história em interface com arelações étnico-raciais que contemplam estudos sobre a educação de negros e negras no Brasil, acesso e permanência na educação superior, ações afir-mativas na educação, cotas para negros e negras na graduação e pós-graduação. A dificuldade maior refere-se a produção sobre cotas na pós-graduação, pois é uma ação afirmativa que as instituições públicas de educação começaram a executar a partir de 2016 especificamente,por-tanto, carecemos de produções com divulgação de resultados dessasações.

Downloads

Publicado

2022-07-29