Um diálogo com Beatriz do Nascimento e bell hooks sobre o amor entre mulheres negras:

Práticas pedagógicas na extensão universitária do Coletivo Lélia Gonzalez, Presente!, ciclo formativo (2025), Unilab-Redenção-Ceará

Autores

  • Ana Maria Pereira Galliez
  • Claudia Patricia Rodrigues de Oliveira
  • Jacqueline da Silva Costa

DOI:

https://doi.org/10.29327/2643142.9.13-17

Palavras-chave:

Feminismo Negro, educação, escrevivência, amor, leis afirmativas

Resumo

Este artigo relata a experiência do Projeto de Extensão e Pesquisa “Rede de Estudos e Formação Lélia Gonzalez, Presente!”, vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-CE), coordenado pela Profa. Dra. Jacqueline Costa. A iniciativa promove formação interdisciplinar, intelectual e política sobre o pensamento feminista negro e o empoderamento de mulheres negras. A ação descrita integra o Coletivo Lélia Gonzalez, com foco em formação em feminismo negro. Apresentamos reflexões a partir das obras de duas intelectuais negras: Beatriz Nascimento, com o texto “A mulher negra e o amor” e suas abordagens de um amor decolonial e afrocentrado; e bell hooks, com “Vivendo de amor”. A experiência consistiu na construção de uma aula-vivência realizada em 2025 com cerca de 40 mulheres, majoritariamente negras, de diferentes regiões do Brasil. A metodologia adotada teve como base a escuta, a observação e o registro crítico (Paulo Freire, 1996), e a escrevivência (Conceição Evaristo, 2020), que valoriza experiências individuais como expressão coletiva. A vivência possibilitou um espaço seguro de partilha e reflexão sobre como o amor nos é ensinado, vivido e negado. Concluímos destacando a relevância da continuidade dos estudos e da efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no meio acadêmico como formas de reparação e valorização do saber negro.

Biografia do Autor

Ana Maria Pereira Galliez

Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Técnica em Design de Comunicação Gráfica e Teatro Universitário. Aprendiz em Telecomunicações. Conhecimento em Inglês, Francês e Espanhol. Terapeuta holística. Atua nas áreas de Comunicação Comunitária,Arte, Cultura, Agroecologia e saúde . Possui experiência em produções de rádio, TV, audiovisual, assessoria, impresso e Web. Está produzindo um documentário sobre a Agroecologia, participa de um grupo de pesquisa/ extensão em Danças brasileiras

Claudia Patricia Rodrigues de Oliveira

Psicóloga e bacharel em direito , cursando especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Atua com foco em direitos humanos, saúde mental e educação. Em formação na Clínica Decolonial Afrodiaspórica e estudos em Psicologia Preta com abordagem em TCC. Cursa extensão em Educação Especial na perspectiva inclusiva. Integra saberes acadêmicos e ancestrais, com atuação ética, crítica e comprometida com o cuidado, a diversidade e a justiça social.

Jacqueline da Silva Costa

Doutora em Sociologia (UFSCar). Professora Adjunta III do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-Ceará). Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH). Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Lélia Gonzalez, Presente! Líder do Grupo de Pesquisa “Lélia Gonzalez, Presente”.

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Publicado

2025-08-12