Entre o apagamento e a resistência

o Racismo Digital como um campo de estudos em construção

Autores

Palavras-chave:

Racismo digital, Estado da arte, Cibercultura, Redes sociais

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura, do tipo estado da arte, sobre o racismo em ambientes digitais. Com base na análise de 20 dissertações e 3 teses disponíveis no banco de teses da CAPES, mapeiam-se os principais referenciais teórico-metodológicos, os recortes temáticos, os ambientes virtuais analisados, os enfoques regionais e as abordagens metodológicas empregadas. Os dados revelam que o campo do racismo digital ainda é emergente, com forte predominância de estudos voltados ao Facebook, à promoção da igualdade racial e ao empoderamento feminino negro. Identificam-se lacunas quanto à abordagem de dimensões como racismo institucional e recortes de gênero e classe. Conclui-se que revisões de literatura como esta contribuem para consolidar o campo, evidenciar suas lacunas e orientar futuras investigações interdisciplinares. A pesquisa reafirma a relevância do debate sobre desigualdades raciais no ciberespaço no campo da Ciência da Informação

Biografia do Autor

Fabio Antonio Abreu da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Coordenador de Disciplinas do CDERJ). 

Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Associada UFRRJ. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares PPGEDUC/UFRRJ. Foi coordenadora geral do PPGEDUC entre os anos de 2021 a 2023. Hoje coordena a Turma Dinter PPGEDUC/ IF Goiano. Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999)

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Publicado

2025-08-09