A produção literária ludoétnica "A moqueca das Marias", no bairro São Bento das Lajes - SFC: uma prática pedagógica decolonial
Resumo
Este artigo discute a produção literária por crianças como uma prática pedagógica decolonial, à luz dos estudos de etnicidade de Fredrik Barth, e apresenta estratégias para sua implementação em contextos educacionais. A partir de uma abordagem etnográfica, analisamos como a produção literária pode ser uma ferramenta valiosa para promover a descolonização do pensamento e da educação, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura local e fomenta a inclusão e a diversidade. O estudo tem como base uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, na Escola Maria das Dores Alves, em São Francisco do Conde (BA), cuja proposta culminou na construção coletiva do livro A Moqueca das Marias. A atividade envolveu processos de escuta, autoria e criação coletiva, articulando múltiplas linguagens — oral, escrita, artística e performática — por meio de metodologias participativas. Os estudantes produziram textos, ilustrações, uma peça teatral e um samba inspirados na narrativa construída, revelando o potencial da produção literária ludoétnica como estratégia de resistência, de fortalecimento identitário e de transformação das relações étnico-raciais no ambiente escolar.
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