As lutas históricas do movimento negro brasileiro para a criação da Lei Federal Nº 10.639/2003

Autores

  • Flávio Guimarães Diniz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ahyas Siss Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Lei Federal nº 10.639/2003; Políticas Públicas; Movimento Negro Brasileiro.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar a importância das lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro, principalmente no século XX, para o surgimento da Lei Federal nº 10.639/2003, que está inserida no contexto das políticas públicas de ação afirmativa. Tal elaboração parte da ideia na qual a referida a lei consiste numa política pública que representa o Estado em ação, como aponta Azevedo (2004). Nesse contexto, a lei pode ser vista como um importante instrumento para a construção de uma educação antirracista e que reposiciona o negro e as relações raciais no mundo da educação (Santos, 2007).

Biografia do Autor

Flávio Guimarães Diniz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPEGeduc/UFRRJ).

Ahyas Siss, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares(PPGEduc –M/D –UFRRJ). Membro da ABPN -Associação Brasileira de Pesquisadores Negros –Membro da ANPEd –Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.  

Downloads

Publicado

2025-08-09