O samba-enredo da Mangueira de 2009 e a formação social brasileira: uma aproximação crítica

Autores

Palavras-chave:

samba-enredo, formação social brasileira, pensamento social brasileiro, pedagogia do samba, escola de samba

Resumo

Os sambas-enredos são uma criação própria do carnaval brasileiro e podem ser caracterizados como uma forma original de contar e cantar a história do país. Nesta feita, objetiva-se com esse texto, através da análise de um expoente do gênero, o samba-enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira do ano de 2009, refletir sobre aspectos da formação social brasileira. A análise foi realizada a partir de questões reproduzidas no samba mangueirense como o mito da democracia racial, os movimentos de resistência e o processo de ocupação do território brasileiro. Para além de cumprir sua função no desfile, os sambas-enredo podem reproduzir narrativas que se adequem ao contexto sócio-histórico, apresentando mitos do pensamento social e da cultura brasileira, pois como outras manifestações culturais, se colocam como objeto de disputa. Todavia, também podem ser utilizados como um instrumento pedagógico de letramento racial e social em uma narrativa contra hegemônica e transgressora dos discursos ideologicamente produzidos e reproduzidos.

Biografia do Autor

Higo Gabriel Santos Alves, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Goiás e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo -FFCLRP. Assistente Social da Universidade Federal de Goiás.

Marcio Penna Côrte Real, Universidade Federal de Goiás

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Licenciado em Educação Artística habilitação em Música (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Educação na mesma universidade (2001). É Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2025-08-09