O samba-enredo da Mangueira de 2009 e a formação social brasileira: uma aproximação crítica
Palavras-chave:
samba-enredo, formação social brasileira, pensamento social brasileiro, pedagogia do samba, escola de sambaResumo
Os sambas-enredos são uma criação própria do carnaval brasileiro e podem ser caracterizados como uma forma original de contar e cantar a história do país. Nesta feita, objetiva-se com esse texto, através da análise de um expoente do gênero, o samba-enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira do ano de 2009, refletir sobre aspectos da formação social brasileira. A análise foi realizada a partir de questões reproduzidas no samba mangueirense como o mito da democracia racial, os movimentos de resistência e o processo de ocupação do território brasileiro. Para além de cumprir sua função no desfile, os sambas-enredo podem reproduzir narrativas que se adequem ao contexto sócio-histórico, apresentando mitos do pensamento social e da cultura brasileira, pois como outras manifestações culturais, se colocam como objeto de disputa. Todavia, também podem ser utilizados como um instrumento pedagógico de letramento racial e social em uma narrativa contra hegemônica e transgressora dos discursos ideologicamente produzidos e reproduzidos.
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