Ensino Inclusivo: Um Olhar sobre a Educação Básica para Alunos com TEA
Palavras-chave:
Autismo, Práticas Pedagógicas, Formação Docente, Suporte, InclusãoResumo
Este artigo aborda os resultados obtidos e as conclusões da pesquisa de mestrado intitulada "Ensino Inclusivo de Ciências e Matemática: Percepção dos Professores sobre as Práticas Pedagógicas na Educação Básica com Vistas ao Aluno TEA em Sinop/MT" onde, por meio de abordagem qualitativa, realizou-se a análise dos desafios e práticas pedagógicas na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando as implicações e recomendações para que possamos, de fato ter ações significativas para o desenvolvimento do ensino inclusivo. A pesquisa visou compreender os desafios e práticas pedagógicas adotadas por professores que lecionam as componentes de Ciências e Matemática na educação básica para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentando análises por meio da metodologia aplicada em conjunto com uma revisão de literatura, análise documental e levantamento de percepções dos professores, os resultados apontaram percepções importantes a serem consideradas quanto a realidade da educação inclusiva. Mesmo sendo um desafio complexo, a inclusão de fato dos alunos com TEA no sistema educacional só ocorrerá com a implementação das recomendações propostas pelos educadores das redes de ensino, com comprometimento de uma formação e suporte educacional contínuo, assim é possível criar um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo e equitativo.
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