Por uma educação antirracista no ensino de química

Autores

  • Profa. Esp. Brenda Geralda da Silva UFVJM
  • Prof. Dr. Marcelo Siqueira de Jesus PPGEMat/UFVJM

Palavras-chave:

Saberes populares, Ensino de Química, Política Social e Educacional, Novo Ensino Médio

Resumo

O artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental, que teve como objeto de investigação os saberes populares no ensino de Química, em especial, analisamos a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Referência do Estado de Minas Gerais, e a inserção desses saberes como conteúdo para promover uma educação antirracista no ensino de Química no Ensino Médio. A proposta metodológica da pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa. A técnica utilizada para analisar os dados foi a da análise de conteúdo de Bardin (1979). A pesquisa demonstrou que os documentos analisados não inserem os saberes populares no ensino de Química de maneira clara e evidente, nem oferece aos docentes formas de como trabalhar, e em qual momento da trajetória do currículo deve ser trabalhado. A BNCC aborda a Lei Federal nº 10.639/2003, mas não há um direcionamento para o ensino da Química, desenvolver ações pedagógicas e didáticas para uma educação antirracista.

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Publicado

2024-09-06