Políticas afirmativas na universidade federal do espírito santo

processo de permanência de jovens negros/as

Autores

  • Profa. Dra. Marileide Gonçalves França PPGEEDUC/Ufes
  • Felipe de Souza da Conceição UFES

Palavras-chave:

Políticas afirmativas, Ensino Superior, Permanência, Racismo

Resumo

Esse estudo objetiva refletir sobre o processo de permanência dos jovens negros/as na Universidade Federal do Espírito Santo, unidade de Alegre, no período de 2012 a 2021. Partimos do pressuposto que o conceito permanência envolve as condições materiais e simbólicas (Santos, 2009) que se articulam às trajetórias acadêmicas desses jovens. Para tanto, propomos o desenvolvimento do estudo de caso. A pesquisa destacou que o processo de permanência dos/as jovens negros/as foi marcado por dificuldades socioeconômicas, acadêmicas e pelo racismo institucional nas relações estabelecidas, no âmbito da universidade. As narrativas dos/as jovens negros/as revelam a importância das políticas afirmativas para acesso ao ensino superior e apontam subsídios que podem contribuir para formulação de políticas e ações afirmativas que garantam o processo de permanência qualificada na Ufes.

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Publicado

2024-09-06