Ações Afirmativas, Movimento Social Negro e Educação em Perspectiva Histórica.

Autores

  • Ms. Queren de Araujo Mattos PPGEduc/UFRRJ
  • Prof. Dr. Ahyas Siss PPGEduc/UFRRJ

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Cotas étnico-raciais, Democracia Racial, Educação, Movimento Social Negro

Resumo

Este artigo está inserido no campo das relações étnico-raciais e educação superior brasileira, com seus olhares analíticos sobre o estudo das políticas de ações afirmativas étnico-raciais referenciadas. Trajetória incansável, histórico de lutas e buscas incessantes por reparações é o que define os processos históricos das organizações e buscas por direitos quanto à população negra. As ações afirmativas de promoção da igualdade racial ressignificaram e ainda ressignificam a luta pelo direito à educação no Brasil. O movimento social negro resguarda as diferentes formas procedimentais e tempos-espaços de produção, marcada por formar relações sociorraciais de combate às desigualdades para a população negra, o que têm feito surgir conhecimentos e experiências produzidos pelos sujeitos negros através de suas vivências políticas, sociais e culturais, transformando a ciência, a educação e a sociedade.

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Publicado

2024-09-06