Políticas públicas para permanec(s)er na universidade
análise do discurso do substitutivo ao projeto de lei nº 1.434, de 2011
Palavras-chave:
Permanencia Estudiantil, Políticas públicas, InterseccionalidadResumo
No artigo consta uma reflexão acerca do substitutivo ao projeto de lei nº 1.434, de 2011. O substitutivo foi relatado pela Deputada Federal Alice Portugal (PC do B – BA) na Câmara dos Deputados e visou analisar a instituição do Fundo Nacional de Assistência ao Estudante de Nível Superior - FUNAES. No artigo, a partir da análise do discurso, foi proposto um estudo sobre as condições de permanência estudantil, a partir da compreensão interseccional de garantia da permanência estudantil nas instituições federais de ensino. Como conclusão, o artigo revela que o discurso constituído no substitutivo tem como foco a ideia de uma intercondicionalidade da permanência estudantil. Foi possível evidenciar que a interseccionalidade é uma potente ferramenta analítica na compreensão da implementação políticas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REPECULT - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura - (https://doi.org/10.29327/222332) - Qualis B1.https://creativecommons.org/