Relação de pessoas negras com o turismo no brasil

um estudo sobre aspectos sócio raciais e legislativos

Autores

  • Rariel dos Santos Cruz Universidade do Vale do Itajaí
  • Juliana Rose Jasper Universidade Federal do Pampa
  • Alice Leoti Silva Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Afroturismo, Inclusão Social, Estatuto da Igualdade Racial, Legislação Brasileira, Turismo Social

Resumo

O Brasil é um país no qual 55,5% de sua população é negra, mas estas estatísticas não se expressam de tal forma no setor turístico. A imagem do ser negro é transmitida como um serviçal àqueles que podem usurfuir do turismo. O condicionamento  de pessoas negras a situações de vulnerabilidade induz a refletir que, se a maioria da população brasileira representa majoritariamente a linha da pobreza, como terão acesso ou motivações para praticar atividades turísticas?. O Brasil possui uma legislação constitucional que visa a igualdade sócio racial do país. Quanto à população negra, existem legislações específicas como o Estatuto da Igualdade Racial que no art 41. fomenta a promoção do turismo étnico-afro. Estes instrumentos legais abrem margem para debater a relação das pessoas negras com o turismo no Brasil. O objetivo do estudo é evidenciar a problemática na relação de pessoas negras com o turismo no Brasil a partir de aspectos sócio raciais e legislativos. As lacunas de produção científica sobre pessoas negras no turismo justificam a relevância deste estudo. E para alcançar os objetivos, este artigo propõe dar luz ao tema através de pesquisa descritiva. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental para discutir o tema com dados científicos e documentos de reportagem. Em seus resultados, os dados obtidos demonstram que existem aspectos sócio raciais que interferem direta ou indiretamente no envolvimento efetivo deste grupo de pessoas com o setor, e que o amparo legislativo de forma isolada torna-se questionável de sua eficiência.

Biografia do Autor

Juliana Rose Jasper, Universidade Federal do Pampa

Possui Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003) e Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2006) e cursando Doutorado em Turismo e Hospitalidade Na Universidade de Caxias do Sul (início 2016) . Atualmente é Professora do Curso de Tecnologia de Gestão em Turismo da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Jaguarão. Trabalhou como docente em três instituições e como coordenadora de curso na Faculdade La Salle Estrela. Também tem experiência na área de Turismo pela Prefeitura Municipal de Estrela, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do turismo, roteiros turísticos, eventos, educação ambiental, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e espaço rural.

Alice Leoti Silva, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Curso de Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Doutora em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2022). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, turismo cultural, patrimônio, memória, pelotas, patrimônio cultural, gastronomia, identidade cultural e gestão de eventos

Downloads

Publicado

2024-12-03

Edição

Seção

Dossiê: Turismo e as relações étnico-raciais