A Umbanda na escola: ensino de história e combate ao racismo religioso

Autores

  • Patrícia Bastos de Azevedo UFRJ
  • Alessandro dos Santos Araujo UFRRJ

Palavras-chave:

ensino de história, umbanda, educação antirracista, História

Resumo

Esse artigo  apresenta conclusões de uma pesquisa documental e bibliográfica realizada  com o objetivo de responder duas perguntas: qual a origem do ódio e da violência contra a Umbanda? O que podemos fazer para contribuir para o fim de todo o ódio e violência contra a Umbanda? Com relação à primeira pergunta, afirmamos que o preconceito, a discriminação, e a violência direcionadas a Umbanda e ao Candomblé resultam do acirramento do “racismo religioso”. Com relação à segunda pergunta, nossa proposta é de difusão da História da Umbanda, bem como da cosmovisão inerente a essa religião, no ensino de História, em uma proposta de educação antirracista para estudantes de todas as etapas da educação básica

Biografia do Autor

Patrícia Bastos de Azevedo, UFRJ

Doutora em Educação (UFRJ), professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e coordenadora do grupo de pesquisa Cultura, Currículo e Política (IM-UFRRJ).

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Publicado

2024-12-03