A DISCIPLINA MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO IM-UFRRJ E SUAS RELAÇÕES COM O CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19
Mots-clés :
Ensino Remoto Emergencial, COVID-19, Temática Cotidiana, Formação CríticaRésumé
O presente artigo destina-se a compartilhar a experiência vivenciada pelas autoras na disciplina Modelagem Matemática, ofertadas pelo Departamento de Tecnologias e Linguagens da UFRRJ, durante o período da pandemia da COVID-19, compreendendo o Ensino Remoto Emergencial (set. 2020 à mar. 2022), descrevendo as consequentes adequações realizadas na disciplina com vistas à Educação Matemática Crítica. Verificou-se que os reflexos da pandemia se estenderam aos diversos temas selecionados pelos alunos para o trabalho previsto na disciplina, permitindo vislumbrar a extensão dos impactos diretos e indiretos do cenário pandêmico na sociedade e ainda, confirmar a presença da matemática auxiliando a análise e a busca de respostas para as questões decorrentes.