A contribuição da Extensão Universitária para o letramento crítico sobre diversidade de gênero e raça e o combate à desinformação
Relatos de experiência em escola no município de Seropédica-RJ
Mots-clés :
Desinformação, Letramento Crítico, Gênero, Raça, EscolaRésumé
No presente texto, serão apresentados resultados do projeto de
extensão “Combate à desinformação e promoção de letramento
crítico sobre diversidade de gênero e raça/etnia no espaço da
Escola”, que foi desenvolvido com o objetivo de promover
reflexões sobre as questões de gênero e raça/etnia junto a
estudantes do 6° ao 8° ano de uma escola do Ensino
Fundamental no município de Seropédica-RJ. A metodologia
utilizada foi a participativa, que considera as vivências e o
conhecimento anteriormente adquiridos pelo público-alvo. Como
resultados, é possível apontar que as/os estudantes vivenciam
questões que envolvem a reprodução do racismo, machismo e
outras opressões, envolvendo discriminações às suas
aparências, de um modo geral, além do bullying em seu
cotidiano escolar. Com o desenvolvimento das ações as/os
estudantes puderam refletir sobre os temas de gênero e
raça/etnia e dialogar com a equipe executora sobre novas
possibilidades de comportamento e sociabilidade no espaço de
ensino.