DESCOBRINDO A CIÊNCIA: ENSINANDO QUÍMICA ATRAVÉS DE ASSUNTOS DO COTIDIANO E A INCLUSÃO

Autores/as

  • Vanessa Gomes Kelly Almeida UFRRJ
  • Anderson Pontes Carreiro UFRRJ
  • Gabriela Xavier Rocha UFRRJ
  • Eduardo Aziel dos Santos Souza UFRRJ
  • Patrícia Silva de Oliveira UFRRJ
  • Josiane Andrade da Silva UFRRJ
  • Andressa Esteves de Sousa dos Santos UFRRJ

Palabras clave:

Acessibilidade, Divulgação Científica, Experimentação.

Resumen

A compreensão das disciplinas nas áreas de Ciências na vida escolar é considerada complexa para a maioria das pessoas. Esta leitura durante o período estudantil e também posteriormente, impede que sejam compreendidos conceitos básicos e cotidianos que auxiliam na melhoria da vida e no cuidado com o meio ambiente. Tendo em vista esta informação, o projeto “Descobrindo a Ciência: ensinando Química através de assuntos do cotidiano” gerido pelo grupo GEPEC (Grupo de Extensão de Práticas em Ensino de Ciências) tem como finalidade difundir o pensamento científico em crianças, adolescentes e adultos, estimulando-os a interpretar e utilizar conceitos químicos do cotidiano, de modo a desmistificar alguns preconceitos sobre ciências, e assim diminuir a distância entre o dia a dia e o pensamento científico. No projeto, durante o ano letivo, são recebidas instituições de ensino público e privado, da educação infantil até cursos preparatórios para o Enem e são realizadas atividades práticas em um dos laboratórios do Instituto de Química, aplicando conceitos das áreas relacionadas à ciência. Durante a visitação os fenômenos ocorridos nos experimentos são correlacionados às situações que ocorrem no cotidiano, embasando a explicação com um fundamento teórico. Além disso, como medida mais recente o projeto visa atender alunos deficientes auditivos, aproveitando a parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ (NAI).

Publicado

2024-06-30