DESPERTANDO TALENTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DE AÇÕES DE APOIO E PREPARAÇÃO PARA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA
Palabras clave:
Extensão, Olimpíadas, MatemáticaResumen
Este trabalho visa apresentar ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito do Bacharelado em Matemática da UFRRJ, através de um projeto financiado pelo edital BIEXT 2023. Seu principal objetivo é incentivar o estudo da matemática, capacitando jovens talentos na Educação Básica, para que possam competir em olimpíadas de matemática. A iniciativa tem como um de seus focos, a participação dos alunos das escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma competição nacional destinada aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Estudos têm demonstrado um impacto positivo nas notas de matemática do SAEB em escolas que estimulam os alunos a participar da OBMEP. No referido projeto da UFRRJ, o bolsista do Bacharelado em Matemática recebeu formação acadêmica que abrange atividades didáticas relacionadas às olimpíadas de matemática, resolução de questões das edições anteriores da OBMEP e elaboração de questões para outras competições, como a Olimpíada Brasileira do Saber (OBS). No âmbito deste projeto, também foi realizada uma mini-olimpíada de Matemática na UFRRJ cujas questões foram elaboradas pelo bolsista e na qual participaram cerca de 50 alunos de escolas municipais de Seropédica e Itaguaí, propiciando um ambiente saudável de competição, em que os estudantes puderam se desafiar e testar seus conhecimentos em Matemática. Ao longo de 2023, o bolsista também ministrou aulas preparatórias para a OBMEP no CAIC Paulo Dacorso Filho, no CTUR e no Colégio Estadual Presidente Dutra. No terceiro bimestre, o projeto intensificou a preparação dos alunos classificados para a segunda fase da OBMEP, visando possibilitar a eles conquistar um desempenho melhor nesta prova. Um dos resultados observados foi que os alunos do CAIC Paulo Dacorso Filho que participaram das atividades preparatórias do projeto passaram a resolver corretamente cerca de 70% dos itens das questões da OBMEP apresentadas nas aulas ministradas pelo bolsista.