A contribuição da Extensão Universitária para o letramento crítico sobre diversidade de gênero e raça e o combate à desinformação

Relatos de experiência em escola no município de Seropédica-RJ

Autores

  • Gleyce Elly Teles Aniceto UFRRJ
  • Tatiane de Oliveira Pinto UFRRJ

Palavras-chave:

Desinformação, Letramento Crítico, Gênero, Raça, Escola

Resumo

No presente texto, serão apresentados resultados do projeto de
extensão “Combate à desinformação e promoção de letramento
crítico sobre diversidade de gênero e raça/etnia no espaço da
Escola”, que foi desenvolvido com o objetivo de promover
reflexões sobre as questões de gênero e raça/etnia junto a
estudantes do 6° ao 8° ano de uma escola do Ensino
Fundamental no município de Seropédica-RJ. A metodologia
utilizada foi a participativa, que considera as vivências e o
conhecimento anteriormente adquiridos pelo público-alvo. Como
resultados, é possível apontar que as/os estudantes vivenciam
questões que envolvem a reprodução do racismo, machismo e
outras opressões, envolvendo discriminações às suas
aparências, de um modo geral, além do bullying em seu
cotidiano escolar. Com o desenvolvimento das ações as/os
estudantes puderam refletir sobre os temas de gênero e
raça/etnia e dialogar com a equipe executora sobre novas
possibilidades de comportamento e sociabilidade no espaço de
ensino.

Biografia do Autor

Gleyce Elly Teles Aniceto, UFRRJ

Discente do curso de graduação em Serviço Social da UFRRJ

Tatiane de Oliveira Pinto, UFRRJ

Professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFRRJ

Publicado

2024-06-30