Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov <p>A Revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO é um periódico eletrônico editado pela ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, e publicado pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - por meio do <strong>Portal Costa Lima</strong>/UFRRJ (2019-2021) e pelo <strong>Portal Periódicos da UFRRJ</strong> a partir de 2022. </p> <p>A revista foi avaliada pelo <strong>Qualis CAPES (2017-2020)</strong> como <strong>B2</strong>, com apenas 4 números publicados, tendo em vista ter sido criada em 2019. </p> <p>A classificação no período 2021-2024, ainda não foi divulgada, pois será objeto de análise ap rtir de ab ril de 2025, Há notícias de que os critérios de avaliação vão mudar, e que a CAPES não mais utilizará o Qualis, mas sim outros índices como impacto. </p> <p>A ANFOPE é uma entidade acadêmica que tem como pauta a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade social e a formação e valorização dos profissionais da educação.</p> <p>A Revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO, de acesso livre e gratuito, busca incentivar o debate científico em torno da educação, mais especificamente em relação às questões ligadas à formação dos profissionais da educação, e aos aspectos ligados à sua valorização, como carreira e condições de trabalho.</p> <p><strong>ISSN:</strong> <span id="m_8961217665885980934DWT526">2675-181X.</span></p> <p><strong>Qualis: B2</strong></p> pt-BR formov.revista@gmail.com (Lucilia Augusta Lino) tatissousa@ufrrj.br (Administrador ) Wed, 08 Oct 2025 23:48:47 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A GEOGRAFIA NO CURSO DE PEDAGOGIA https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1205 <p>Resenha crítica do <span class="fontstyle0">livro de Vanice Schossler Sbardelotto "A Geografia no Curso de Pedagogia". A obra oferece uma análise sobre o ensino de geografia na formação de pedagogos para atuação na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. </span></p> Saulo Rodrigues de Carvalho Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1205 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000 O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1224 <p>Este estudo respondeu à questão: Qual o papel da Educação Infantil para os professores e gestores que atuam nos Centros de Educação Infantil da rede municipal de Criciúma/SC? Para isso, foi traçado o seguinte objetivo: analisar a compreensão de professores e gestores da rede municipal de Criciúma/SC sobre o papel da Educação Infantil. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário aos professores e gestores dos CEIMs por meio do <em>Google Forms.</em> A análise dos dados obtidos demonstrou que a maioria dos profissionais participantes entende a Educação Infantil como uma etapa que associa cuidado e educação, promovendo a autonomia, o protagonismo da criança e seu desenvolvimento integral.</p> Ricardo Luiz de Bittencourt, Silvana Alves Bento Marcineiro Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1224 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000 AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO COM BEBÊS NA CRECHE E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1228 <p>Este artigo tem como objetivo compreender as especificidades do trabalho com bebês na creche e suas contribuições para a constituição da identidade profissional docente. Para isso, considera-se esse contexto como espaço de formação, produção de saberes e ressignificação da prática pedagógica. A pesquisa é de natureza qualitativa, o campo de pesquisa são Instituições de Educação Infantil, tendo a participação de 46 professoras de bebês da rede municipal e privada de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionários online e entrevistas. Para a categorização e análise dos dados da referida pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Concluímos que a identidade profissional docente se constitui em contextos, nas interações e durante a trajetória de vida das professoras. As professoras buscam, nas ações dos bebês e nas relações do cotidiano, mobilizar saberes necessários neste trabalho, problematizar sua prática e desenvolver sua profissionalidade docente. Desta forma, a creche se torna um dos principais lócus para formação, aprendizagem e produção de novos saberes.</p> Susana Soares Tozetto, Izabelle Cristina de Almeida Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1228 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000 MOVIMENTO FORMATIVO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O CONCEITO DE LOCALIZAÇÃO https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1290 <p>O artigo apresenta resultados de pesquisa de mestrado profissional relacionada à formação continuada de professores na área de educação matemática, desenvolvida com docentes da Educação Infantil sobre o conceito de localização. Tem por objetivo evidenciar contribuições de estudos coletivos da abordagem lógico-histórica do conceito para a organização do trabalho pedagógico. Ancora-se em pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino. O campo empírico foi um curso ofertado em 2021 a docentes da rede pública capixaba, de modo <em>on-line</em>, no âmbito do programa de extensão. As análises sinalizam o movimento de aprendizagens docentes e alterações na atividade pedagógica.</p> Marcela Mariah Leite Silva, Dilza Côco, Sandra Fraga Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1290 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000 PEDAGOGIA SOCIAL CRÍTICA FREIREANA: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1356 <p>Este texto discute a pedagogia social crítica freireana, partindo da experiência de formação em educação popular e educação social, protagonizada pelo MACA. Nesse sentido destacamos três aspectos teórico-metodológicos: o “fazer enquanto aprender”; “a prática reflexiva na formação de educadores sociais”; e as “aproximações com o legado pedagógico e social de Paulo Freire”. O ponto de partida é o reconhecimento da meninada como sujeito histórico. O MACA, enquanto um espaço de tecimento de saberes coletivos, no atendimento da meninada em situação de rua, representa contribuição nesse processo de reconhecimento, fortalecendo uma ótica freireana na qual a meninada exercita um olhar crítico através das atividades socioeducativas. Na metodologia, nos utilizamos da sistematização. Dialogamos teoricamente com a pedagogia crítica de Paulo Freire no trato com a meninada em situação de rua.</p> Alexandre Magno Tavares da Silva Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1356 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000 A ANFOPE NA RESISTÊNCIA ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1442 <p>Este texto objetiva analisar os mecanismos de resistência e as proposições da Anfope face às políticas de formação e valorização docente de cunho neoliberal. Fundamenta-se em uma perspectiva bourdieusiana e moscoviciana, em documentos da Anfope e em autores que discutem a formação e a profissionalização docente. Parte-se de pesquisa bibliográfica, desenvolvendo uma análise documental e de conteúdo. Os resultados indicam, de um lado, disposições legais que normatizam e regularizam processos formativos fragilizados e de desvalorização profissional; e, de outro, uma história de lutas no enfrentamento das políticas atuais, nos mecanismos de resistência e nas proposições da Anfope. Por fim, neste cenário de confrontações, há que se continuar lutando por políticas educacionais que garantam uma formação sólida, carreira profissional, salários dignos e condições de trabalho, sobretudo, quando se deseja uma educação justa, inclusiva e de qualidade social.</p> Maria de Fátima Barbosa Abdalla Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1442 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000 INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1215 <p>O objetivo do texto é apresentar e analisar as categorias inovação pedagógica e inovação tecnológica no curso da modalidade de Educação a Distância e Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com a abordagem qualitativa, com característica exploratória e descritiva, analisamos documentos, recursos e apoios pedagógicos e tecnológicos. O curso representa um espaço de reflexão e produção de conhecimento, desconstruindo a concepção tradicional de educação a distância. Apresentamos ações para a promoção de uma educação que rompa com o sentimento de distanciamento para uma vivência mais interativa e acessível. A inovação no curso não se dá somente por usos de dispositivos digitais, o principal resultado obtido, na verdade, foi a acessibilidade nas práticas pedagógicas. Verifica-se as condições e possibilidades, tendo em consideração o sentido das práticas pedagógicas e da formação docente para o contexto virtual, como também a constituição multidisciplinar para a gestão técnica e da acessibilidade.</p> Izadora Souza, Kelly Maia, Wallace Carriço de Almeida Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1215 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000 CONSTRUINDO TEIAS https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1245 <p>É preciso estimular a reinvenção da práxis docente e da escola, através do diálogo coletivo. Aqui apresentamos os resultados de uma experiência formativa interdisciplinar realizada com alunos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia, por meio do projeto “Construindo Teias”. O presente trabalho busca construir um vínculo de colaboração entre futuros professores dos cursos. Foram realizadas quatro edições do projeto entre 2016 e 2019, envolvendo um total de 266 participantes diretamente impactados, entre acadêmicos e público externo. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de registros escritos e relatos reflexivos. Os resultados indicam que a experiência fortaleceu a autoconfiança docente, ampliou a percepção sobre práticas interdisciplinares e contribuiu para a construção de saberes colaborativos, resultando em confiança, autonomia, experiência prática, resolução de problemas e reinvenção das metodologias.</p> Mariane Dorneles, Denise Wildner Theves Copyright (c) 2025 Formação em Movimento https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/1245 Wed, 08 Oct 2025 00:00:00 +0000