https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atomFormação em Movimento: Anúncios2023-03-11T22:22:44+00:00Open Journal Systems<p>A Revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO é um periódico eletrônico semestral editado pela ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, e publicado pela UFRRJ EDUR (Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) através do <strong>Portal Costa Lima</strong>/UFRRJ (2019-2021) e pelo <strong>Portal Periódicos da UFRRJ</strong> a partir de 2022.</p> <p>A ANFOPE é uma entidade acadêmica que tem como pauta a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade social e a formação e valorização dos profissionais da educação.</p> <p>A Revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO, de acesso livre e gratuito, busca incentivar o debate científico em torno da educação, mais especificamente em relação às questões ligadas à formação dos profissionais da educação, e aos aspectos ligados à sua valorização, como carreira e condições de trabalho.</p> <p><strong>ISSN:</strong> <span id="m_8961217665885980934DWT526">2675-181X.</span></p> <p><strong>Qualis: B2</strong></p>https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/announcement/view/7Submissões prorrogadas para o Dossiê “Faculdade de Formação de Professores: 50 anos formando formadores”2023-03-11T22:22:44+00:00Formação em Movimento<p>Em 2023, a <strong>Faculdade de Formação de Professores</strong> - FFP da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro completa cinquenta anos. A trajetória dessa instituição pública de ensino, localizada na periferia de uma região metropolitana - São Gonçalo - e dedicada exclusivamente a formação de professores em cursos de licenciatura, pos-graduação lato e stricto sensu - com um Doutorado em Educação, indissociavelmente articulando ensino, pesquisa e extrensão, merece ser comemorada. </p> <p><strong>Formação em Movimento</strong> - a revista da ANFOPE, acolheu essa proposta, nesse número especial, anunciando que está aberta a propostas advindas dos profissionais da educação. </p> <p>As organizadoras do dossiê, professoras da FFP/UERJ, propõem, a partir das experiências exitosas de ensino, pesquisa e extensão, realizadas de forma coletiva ao longo de décadas na instituição, de muitas formas e forças, afirmam que a FFP apresenta elementos de longo alcance que, para nossa contemporaneidade, são motivo de necessária problematização/reproblematização. A proposta é de diálogo com as múltiplas possibilidades de atualização, formação, extensão, indagação, provocação, celebração dos 50 anos da FFP/UERJ e de outras instituições formadoras, que se encontram também nas periferias e interiores do país. </p> <p> O dossiê se propõe a receber artigos e ensaios que tenham como tema e/ou relatem experiências formativas na FFP/UERJ, estudos e pesquisas desenvolvidos nas diferentes licenciaturas, sua articulação com a pesquisa e a extensão, compartilhando os desafios de formar professores nas periferias urbanas em contextos marcados pelas desigualdades sociais e pela negação de direitos.</p> <p>O dossiê está aberto a receber trabalhos que compartilhem estudos, narrativas e experiências formativas de outras faculdades e centros de formação de professores de diferentes estados e regiões do país, em especial das localizadas em campi fora da sede, contribuindo com reflexões sobre os desafios postos para a garantia de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada.</p> <p>Para tanto, o dossiê será publicado na <strong>Revista Formação em Movimento, da ANFOPE. Os textos deverão ser enviados até <u>15 de JULHO de 2023</u> na página da revista: </strong><a href="https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov"><strong>https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov</strong></a><strong> . </strong></p> <p><strong>A proposta é de que o dossiê integre o número 13 de Formação em Movimento. </strong></p> <p><strong>A publicação está prevista para o segundo semestre de 2023 - provavelmente me outubro/novembro. Os artigos devem seguir as normas estão disponíveis no site da Revista: </strong> <a href="https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions"><strong>https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/about/submissions</strong></a> <br /><br />PRAZO PARA a SUBMISSÂO: 1 de JULHO de 2023</p>2023-03-11T22:22:44+00:00https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/announcement/view/6Dossiê “Projetos institucionais de FORMAÇÃO DE PROFESSORES: concepções, experiências, narrativas e resistências”2023-03-11T21:52:38+00:00Formação em Movimento<p>Os projetos pedagógicos de formação de professores têm sido alvo de debates, pesquisas, alterações legislativas e disputas de concepções, dentro e fora do contexto das instituições de ensino superior. Entretanto, há poucas produções que visam compreender, com especificidade, como as IES respondem e elaboram à tarefa de formar essa categoria de profissionais: os professores da educação básica. A proposta deste dossiê temático é abordar como foram e têm sido articulados na sua constituição conceitual-teórica-metodológica os diferentes <strong><em>projetos institucionais de formação de professores</em></strong>.</p> <p>Aguardamos submissões de artigos e ensaios que <strong><em>compartilhem estudos e pesquisas, narrativas, experiências e vivências formativas</em></strong> <strong><em>nos múltiplos aspectos da constituição dos projetos pedagógicos</em></strong>, abordando, especialmente, questões como:</p> <ul> <li>as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para a formação continuada - Resolução CNE/CP n. 02/2015,</li> <li>concepções de formação de professores,</li> <li>projeto político pedagógico de curso de Licenciatura,</li> <li>epistemologia da/na formação de professores,</li> <li>modelos de formação,</li> <li>construção e articulação de projetos institucionais de formação de professores.</li> </ul> <p>Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo portal <a href="https://periodicos.ufrrj.br">https://periodicos.ufrrj.br</a></p> <p>PRAZO: <strong>ÚLTIMA PRORROGAÇÂO: 10</strong><strong> de ABRIL de 2023</strong></p>2023-03-11T21:52:38+00:00